No dia 27/03/2013 os PCNPs Interlocutores de Educação Ambiental da DERSVI estiveram realizando uma Orientação Técnica com o objetivo de sensibilizar os Professores Coordenadores do Ensino Fundamental sobre a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Durante a OT houve um rico espaço de diálogo e discussão, a fim de mostrar a importância deste momento no decorrer da Conferência dando ao aluno poder de voz. 

É importante salientar que os materiais utilizados na OT são de caráter preliminar, portanto ainda estamos no aguardo dos materiais oficiais que serão encaminhados pelo MEC.

De qualquer forma estamos disponilizando os materiais para fins de consulta.

Para ter acesso ao slide e aos vídeos utilizados clique nos links abaixo.

Para visualizar...

PPT do Encontro

PPT - Políticas Públicas

Para baixar...

Educação Ambiental_Apresentação 27-03-2013.ppt (2,7 MB)

Educação ambiental como política pública.ppt (597,5 kB)

Site da Conferência

CNIJMA

Orientação Técnica de Educação Ambiental

No dia 22 de junho de 2012 foi realizada na Diretoria de Ensino da Região de São Vicente uma Orientação Técnica que teve como público alvo os PCNPs da DERSVI.

Esta ação teve como justificativa as pesquisas efetuadas durante as OTs com professores e, também, por meio de docs, onde é possível concluir que os professores interlocutores de Educação Ambiental nas Escolas são, em sua maioria, das disciplinas referentes às áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, o que nos causa uma certa inquietação, haja vista, que o trabalho voltado para a temática ambiental não deve estar restrito apenas a estas disciplinas, pois trata-se de um tema de grande relevância e de caráter transversal, devendo, portanto, ser trabalhado em todos os componentes curriculares.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi conscientizar os demais PCNPs sobre a necessidade de se trabalhar a temática ambiental nos diversos componentes curriculares de forma transversal. Durante o encontro procurou-se resgatar aspectos ligados à legislação ambiental, bem como ao documento elaborado pela CGEB para o Planejamento 2012 sobre os temas transversais e, ainda, promover uma discussão a respeito do perigo do consumismo na sociedade atual, partindo do pressuposto que são os jovens e as crianças os maiores alvos de influência da mídia nas publicidades e propagandas.

Assim sendo, nós, professores temos um papel fundamental na formação da mentalidade crítica dos alunos, a fim de favorecer o desenvolvimento cognitivo capaz de estabelecer escolhas conscientes e responsáveis para sua vida.

Cléo Oliveira

PCNP Geografia

DERSVI 

Consciência Ambiental aumenta, mas só 22% sabem da Rio+20

Acompanhe a matéria na íntegra...